quarta-feira, 2 de abril de 2008

Histórico da Escola Irmã Diva Pimentel

Histórico da Escola Irmã Diva Pimentel

A Escola Estadual Irmã Diva Pimentel é uma escola pública de referência em qualidade de educação, que busca cada vez mais atender à comunidade no resgate à cidadania, como marco referencial além conhecimento sistematizado.

Teve início no ano de 1972, onde funcionava no Salão Paroquial Santo André, na Rua 15 de Setembro, na vila Santo Antônio.

No Salão Paroquial funcionavam duas (02) salas de aula, equipadas com móveis rústicos feitos de tábuas.

As salas ficavam no mesmo salão, apenas separadas por uma divisória de compensado, separados à meia altura.

A merenda era preparada lá mesmo, no quintal da Igreja e os utensílios da cozinha eram guardados nas casas dos vizinhos.

No ano letivo de 1972, essas duas salas ficaram como extensão do Grupo Escolar Antonio Cristino Côrtes, hoje Escola Estadual Antônio Cristino Cortes, e os registros escolares e administrativos eram feitos na Prefeitura Municipal, sendo que esta escola era de responsabilidade da Administração Municipal.

Em 1973, houve a necessidade da ampliação de salas de aula, pois as duas que já existiam, não eram suficientes para atender a demanda. Foram instaladas então,quatro salas de aula e mais dependências administrativas da escola.

Nas instalações da lª Exposição Agropecuária, onde hoje funciona o DMER (Departamento Municipal de Estradas e Rodagem), surgia o Educandário Irmã Diva Pimentel, atendendo em três turnos: matutino intermediário e vespertino com duração de três horas e trinta minutos cada turno, ainda como anexo da Escola Antonio Cristino Côrtes.

Irmã Diva Pimentel nasceu no dia 25 de fevereiro de 1921, na cidade de Rio Brilhante – MT, hoje, MS. Era religiosa da Missão Salesiana, e em virtude ao seu grande envolvimento com a comunidade e fundação do educandário foi intitulada “Patrona do Educandário Irmã Diva Pimentel”.

“O “Educandário Irmã Diva Pimentel” teve como primeira diretora, a professora Dorgentina Maria da Silva, que desenvolvia suas ações orientada pela diretora do” Grupo Escolar Antônio Cristino Côrtes”.

No primeiro semestre do ano letivo de 1973, o então prefeito Valdon Varjão, construiu um prédio de alvenaria, com quatro salas de aula, uma sala para a diretoria, uma sala para a secretaria, dois banheiros, sendo um masculino e um feminino, ficando em definitivo a instalação do “Educandário Irmã Diva Pimentel”, situado à Rua Amazonas s/nº-Bairro Santo Antônio - Barra do Garças.

No final do primeiro semestre de 1973, mais precisamente no mês de junho, o “Educandário Irmã Diva Pimentel” mudou-se para as novas instalações nesse mesmo endereço.

Essa instituição de ensino funcionava com a ajuda e participação de toda a comunidade escolar. Além da Direção, funcionava também o Conselho de Professores que era assim constituído: Presidente, Vice-Presidente, Secretária, primeiro, segundo e terceiro Conselheiro e um suplente para cada um dos cargos. Dentro do Conselho eram criados outros segmentos como o setor financeiro,o disciplinar e outros.

No ano de 1974, ficou criado o Decreto nº. 2.161 de 09 de agosto de 1974, denominada “Escola Estadual de 1º Grau “Irmã Diva Pimentel” com autorização nº. 041/74, atendendo da pré-escola até a 4ª série.

Em 1976 foi ampliada para dois pavilhões com cinco salas de aula cada um. Devido ao grande crescimento da clientela, fizeram-se necessárias novas ampliações.

No ano de 1982, sob a resolução nº. 024/82, acompanhada do parecer do SEI (Conselho Estadual de Educação) fica autorizado o funcionamento de 1ª a 8ª séries, e em 1988 passa a atender o 2º Grau e denomina-se “Escola Estadual de 1º e 2º Graus Irmã Diva Pimentel”.

No ano de 1999, atendendo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) muda novamente sua nomenclatura para ”Escola Estadual Irmã Diva Pimentel”, e o segundo grau agora, passa a ser Ensino Médio.

A partir de 01 de janeiro de 2003, situação do Ensino Fundamental da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel passa a ser reconhecida pelo Ato Governamental: Portaria 202/03 e a partir de 01/01/2004 passa a ser amparada pela Portaria 021/2004.

Em 06 de janeiro do ano de 2006 iniciou-se a reforma geral da escola que contemplou desde o piso até o telhado estendendo-se a mobiliários novos, amplo laboratório de informática que foi inaugurado pela então Secretária de Educação senhora Ana Carla Muniz.

No ano de 2007 a escola recebeu a visita do Secretário de Estado de Educação senhor Luis Antônio Pagot, onde num ato festivo, parabenizou a escola por seu desempenho no cumprimento de sua Filosofia e dos seus Objetivos, que tem como marco referencial uma educação de qualidade, e que busca não só garantir as matrículas aos alunos, mas a permanência e o sucesso dos mesmos na escola.

Atualmente a Escola estadual Irmã Diva Pimentel possui os seguintes níveis de ensino: Educação Básica, Modalidade: Ensino Fundamental, Curso: Ensino Médio Regular, credenciamento: Portaria 021/04. Período de credenciamento 01/01/2004 à 31/12/2008.

De acordo com as normas estabelecidas para a educação básica, no sistema de ensino, a escola ofereceu, no ano de 2005 e 2006, os seguintes níveis e modalidades de ensino: Ensino Fundamental organizado em serie, com duração de oito anos, sendo implantada a organização de Ciclos gradativamente. Em 2001 foi implantado o primeiro ciclo de formação, período infância. No ano de 2002 foi implantado o segundo ciclo de formação, período da pré-adolescência. A partir da 6ª série do ensino fundamental continuou a seriação, transformando em ciclos no ano de 2007.

A Escola Estadual Irmã Diva Pimentel atende neste ano letivo, a uma clientela de aproximadamente 1200 alunos nos três turnos,
sendo que no período matutino ao 2º e 3º Ciclo e Ensino Médio, no período vespertino atende ao 1º, 2º e 3º Ciclo e Ensino Médio no período noturno.

Desenvolve uma Gestão Escolar democrática, autônoma, cercada de respeito, compromisso, ética e responsabilidade para com o funcionamento da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel, em consonância com a política educacional do Estado e com o Plano de Desenvolvimento da Escola. Em janeiro de 2008, assume a direção o professor Valdir Miguel, eleito pela comunidade em dezembro de 2007.

Nenhum comentário: